Apresentação

A Faculdade Alfredo Nasser, a partir das políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão, apresenta o PESQUISAR – Congresso Interdisciplinar de Produção Científica. O Evento oportuniza espaço de divulgação de produção científica e projetos de pesquisa nas linhas: Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Empreendedorismo e Inovação Tecnológica; Educação, Cultura e Comunicação; Direito e Cidadania.

A proposta do PESQUISAR é aproximar o processo ensino/aprendizagem do processo de produção de conhecimento científico. Trata-se de um congresso realizado em três dias em que são apresentados e debatidos projetos de pesquisa e outras produções científicas em exposições orais e em pôsteres, com publicação dos resumos expandidos com ISSN eletrônico, abordando diversas áreas de conhecimento e de maneira interdisciplinar com pesquisadores iniciantes e experientes, além de capacitar para a pesquisa com oficinas de elaboração de projetos de pesquisa, de redação científica e outras.

O PESQUISAR se fundamenta na possibilidade, inovadora no nosso contexto, de se construir por meio da pesquisa, relações, debates, reflexões, experiências e conhecimentos que conduzam a uma cultura do estudo baseado em pesquisa. Mobilizam-se professores, orientadores, alunos e egressos da Instituição e de outras IES, instigando o interesse pela pesquisa e contribuindo para formação humana integral e autônoma e para o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação.

Desde a segunda edição o PESQUISAR está inserido na SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT), e para tanto tem contado com parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás. Por meio das orientações desta Secretaria de Estado a equipe organizadora do Pesquisar pode participar de editais da FAPEG e da CAPES para a realização do evento, ambos aprovados.